Afonso Pais – Fluxorama

 

* Afonso Pais Guitarra

Albert Sanz Orgão Hammond

R.J.Miller Bateria

Um dia recebi um telefonema de um guitarrista que não conhecia pedindo-me uma opinião sobre um disco que acabara de fazer. Era jazz e nessa altura perguntei-me por que razão me vinha ele pedir a opinião sendo eu um guitarrista de blues e pouco mais… Bom, ele prezava a minha opinião, agradeci o elogio e fiz aquilo que me pediu, ouvi o disco. Achei de grande nível logo à primeira audição. Grande trio, Kató, Alexandre Frazão e o tal de Afonso Pais. Duas coisas me saltaram ao ouvido logo: o som e o bom gosto do Afonso, duas qualidades difíceis de encontrar, a meu ver. Muita economia (há quem diga que um bom músico se vê pelas notas que não dá) e feeling.

Achei o trabalho de categoria universal, podendo ombrear com os grandes guitarristas de jazz clássicos ou modernos. Depois de ouvir este novo trabalho em trio (guitarra, hammond e bateria), descobri o que eu considero ser o carácter único do som do Afonso. Ele toca como se cantasse, a guitarra muitas vezes soa-me como uma voz, faz-me imediatamente pensar no grande Chet Baker e no seu inconfundível estilo vocal. Isto é raro e é um motivo de orgulho para mim como músico e português saber que há músicos desta qualidade no meu pequeno país. Este novo cd é um clássico imediato, absolutamente intemporal, uma delícia de charme e bom gosto…

 Rui Veloso, 2010

* photo by Hélio Gomes | JACC

 ________________________________________________________

Afonso Pais Guitar

Albert Sanz  Hammond Organ

R.J.Miller Drums

One day I received a phone call from a guitarist who I didn’t know, asking me an opinion on a records that he had just done. It was jazz, and I asked myself why was he asking me, that am not much more than a blues guitarist… Well, he valued my opinion, I thanked the compliment and did what he asked me to: I heard the disc. I found a great level, right at the first hearing. Great trio, Kató, Alexander Frazão and this Afonso Pais. Two things immediately jumped to the ear: the sound and good taste of Afonso, two qualities hard to find, in my point of view. Much of the economy (some say that you see the quality of a musician by the notes he doesn’t play) and feeling.

I found it was a work of universal category, comparable with the great jazz guitarists, classical or modern. After hearing this new work in a trio (guitar, Hammond organ and drums), I discovered what I consider to be the unique sound of Afonso. He plays as if he was singing, the guitar often sounds like a voice, it makes me immediately think of the great Chet Baker and his unmistakable vocal style. This is rare and is a source of pride for me as a musician and as a Portuguese – to know that there are musicians of this quality in my little country. This new cd is an instant classic, absolutely timeless, charming and a delight to taste …

Rui Veloso, 2010.

CRÍTICA

Fluxorama na rubrica “Heróis no Ar” de Tiago Santos, na rádio Oxigénio:
na rádio Oxigénio:

_________________________________________________________

 

“Absolutamente intemporal” é como Rui Veloso, na sua nota de capa, classifica este disco. José Carlos Fernandes, Time Out Lisboa

Crítica Fluxorama, por José Carlos Fernandes (Time Out Lisboa)

 _________________________________________________________

É com o instrumentário identificado com o histórico Jimmy Smith que lida o álbum “Fluxorama” (…). E nem o facto de o repertório utilizado ser o do património do jazz faz com que este não seja um passo adiante nessa interminável busca a que chamamos música. Rui Duarte, jazz.pt

Uma espiral que gira, por Rui Duarte (jazz.pt #32)

 

Deixe uma Resposta

