Paula Sousa – Nirvanix

 

Ana Paula Sousa Piano

Luís Candeias Bateria

Demian Cabaud Contrabaixo

João Paulo Esteves da Silva Acordeão

Sara Serpa Voz

Jorge Reis Saxofones

Afonso Pais e André Matos Guitarra

Conheço a Paula Sousa há tanto tempo que já nem me lembro exactamente desde quando. Será do final dos anos 70 quando estudávamos no Conservatório do Porto, secretamente em busca de uma qualquer música-por-vir? Será da segunda metade dos anos 80 quando a Paula acompanhava com frequência os concertos do meu Sexteto já no estágio pleno de uma música-que já-aparecera? Não sei bem, nem isso interessa muito.

Neste disco descubro em Paula Sousa e nas suas composições uma sensibilidade particular, um modo específico de articular as suas melodias com harmonia que não deriva notoriamente das estruturas harmónicas mais próprias ao jazz, embora mantenham com elas um tipo determinado de tensão. Daqui resulta um certo modo de expressão musical. O jazz tem sido cada vez mais uma designação ampla sob a qual se abrigam múltiplas direcções, tendências e subjectividades criativas muito diversas. Tal facto é imparável e não haverá ortodoxia, presente ou futura, capaz de o impedir. Em Portugal tem-se assistido nos últimos tempos a duas emergências: por um lado, editoras independentes que colocam à nossa disposição vários tipos de trabalhos, o que seria quase impensável há pouco mais de uma década. Por outro lado, ao aparecimento de inúmeros músicos de jazz e de todos os seus derivados de grande qualidade. Se isso é patente neste disco, onde todas as colaborações individuais são excelentes, merece ainda mais destaque o registo de uma nova personalidade musical. Por isso, mais importante do que estas palavras, será ouvi-lo.

António Pinho Vargas, 2010

 

 CRÍTICA

“Zeta Is On Fire”, “Lua Nova, Quarto Crescente” e “Quase Primavera” são feitiços ondulatórios que, embora não conduzam ao nirvana, deixam o ouvinte a levitar.José Carlos Fernandes, Time Out Lisboa.

Crítica Nirvanix, por José Carlos Fernandes (Time Out Lisboa)

Nirvanix na rubrica “Heróis no Ar”, de Tiago Santos, na rádio Oxigénio:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s